Perguntas frequentes

O que são Cursos Superiores de Tecnologia?

Também conhecidos por Tecnólogos, os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de Graduação (nível superior) que visam atender a áreas e demandas específicas do mercado de trabalho. Em virtude disso, têm duração inferior aos cursos tradicionais de Graduação (duração média de 2 a 3 anos). Após a conclusão de um Curso Superior de Tecnologia, o profissional pode continuar seus estudos em cursos de Pós-Graduação. 

Ao concluir um Curso Superior de Tecnologia, posso cursar uma Pós-Graduação?

Sim. Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de Graduação, que possuem todas as prerrogativas de um curso de Graduação, entre elas a de seus concluintes poderem cursar Pós-Graduação, tanto Especialização, como Mestrado ou Doutorado. 

Qual é a diferença entre um Curso Superior de Tecnologia e um curso de Bacharelado?

Existem muitas diferenças entre os dois tipos de curso. A principal diferença é em relação ao foco do curso. Os cursos de Bacharelado são generalistas, propiciando ao aluno uma visão ampla sobre uma determinada área. Os cursos de tecnologia são específicos, com o objetivo de que o aluno desenvolva competências em segmentos específicos para atuação no mercado. Em função dessa especificidade, os Cursos Superiores de Tecnologia têm uma duração inferior aos tradicionais cursos de Graduação. Enquanto os cursos de Bacharelado apresentam uma duração média de 4 a 5 anos, os Cursos Superiores de Tecnologia têm uma duração de 2 a 3 anos. 

Quais as vantagens, para o aluno, em realizar um Curso Superior de Tecnologia?

Existem muitas vantagens. Mas a principal vantagem é a obtenção de uma formação superior rápida e sólida, permitindo sua inserção rápida no mercado de trabalho.

Qual o requisito para ingressar em um Curso Superior de Tecnologia?

É necessário que o aluno tenha concluído o Ensino Médio.

Existe processo seletivo para ingressar em um Curso Superior de Tecnologia?

Sim. Por ser um curso Superior é necessário que o aluno seja submetido a um processo seletivo. Entretanto, o processo seletivo para os Cursos de Tecnologia normalmente são diferentes do vestibular tradicional. No processo seletivo do Centro Tecnológico Positivo haverá uma redação, uma prova de raciocínio lógico e quantitativo e uma prova de comunicação.

Quais são os diferenciais dos Cursos de Tecnologia do Centro Tecnológico Positivo?

- Currículos sintonizados com o mercado: todos os currículos dos Cursos Superiores de Tecnologia são construídos em parcerias com empresas e instituições sólidas e com forte atuação no mercado de trabalho.
Corpo docente vindo do mercado: composto de profissionais com ampla experiência prática na sua área de atuação.
- Empresas conveniadas: forte relacionamento com o segmento produtivo, propiciando visitas técnicas às empresas, ofertas de estágios e empregos.
- Ensino mediado por tecnologias: ensino mediado por tecnologias educacionais contidas no Portal Universitário, permitindo que o aluno construa competências e habilidades de forma não presencial, por meio de espaços de debates virtuais, chats e salas virtuais multimídia. Tais tecnologias permitem que o aluno gerencie seu tempo de estudo em 20% do currículo.
- Infraestrutura: vivência prática em atividades desenvolvidas nos laboratórios existentes na Universidade Positivo. As salas de aulas possuem projetores multimídia e lousas interativas que facilitam o aprendizado.
- Currículo modular: organização curricular modular, semelhantes aos cursos de Pós-Graduação

Sou aluno de um curso de Bacharelado. Posso me transferir para um Curso Superior de Tecnologia do Centro Tecnológico Positivo?

Sim, desde que haja vaga no curso e que os cursos sejam de áreas equivalentes. De qualquer maneira, o aluno deverá solicitar seu interesse e será feita uma análise a respeito.

Qual é o perfil dos professores dos Cursos de Tecnologia do Centro Tecnológico Positivo?

Os professores dos Cursos de Tecnologia são profissionais de mercado. Assim, têm ampla vivência prática para fazer com que os alunos construam as competências necessárias para a realidade empresarial.

Qual é a metodologia de trabalho nos Cursos de Tecnologia?

Os Cursos de Tecnologia trabalham com a metodologia de competências, ou seja, fazer com que o aluno egresso tenha condições de ingressar nas empresas produzindo.

Como é a organização das aulas para poder se trabalhar por competências?

Para fazer com que o aluno “saiba fazer”, é importante que ele pratique muitas atividades na instituição. Por isso, as aulas são mais intensivas. Em cada dia é ministrada uma única aula, justamente para que os alunos tenham bastante tempo de realizar atividades práticas.

Ingressando em um dos Cursos Superiores de Tecnologia do Centro Tecnológico Positivo, terei aula todos os dias?

Não. Vinte por cento dos programas dos Cursos Tecnológicos são mediados por tecnologias educacionais, permitindo assim que o aluno se faça presente, normalmente, em apenas quatro dias na instituição.