Prática de Tesouraria, Processos Gerenciais e Principais Operações Financeiras

UP

Quero me inscrever

Modalidade>
Tipo de curso>
Curso>
*

UP

Aprenda técnicas e processos da tesouraria em empresas de pequeno e médio porte

Esse Curso Aberto de Aplicação Profissional visa a possibilitar o aprendizado contextualizado de técnicas e processos gerenciais envolvendo as rotinas de tesouraria.

O curso está estruturado nos aspectos que envolvem as práticas de tesouraria em empresas de pequeno e médio porte. Para tanto, serão estudados o capital de giro e a influência dos ciclos operacional e financeiro; as rotinas de tesouraria em nível de caixa, crédito e estoque; a utilidade e o funcionamento do fluxo de caixa operacional; e a análise das principais operações disponíveis nas instituições financeiras para suprir eventuais necessidades financeiras ou remunerar o excedente de caixa.

Temas abordados

Decisões financeiras
Custo e estrutura de capital
Capital de giro
Ciclo financeiro e ciclo operacional
Rotinas de tesouraria
Nível de caixa
Nível de crédito
Nível de estoques
Modelo Fleuriet de análise financeira
Variação da Necessidade de Capital de Giro - NCG
Gestão da tesouraria
Fluxo de caixa
Operações para financiamento (obtenção de recursos)
Cobrança bancária, cheques pré-datados
Antecipação de recebíveis de cartões de crédito
Empréstimos de curto e longo prazo
Factoring
Leasing
Operações de aplicações financeiras
Renda fixa
Renda variável

Público

Profissionais que pretendem atuar ou já atuam na área Financeira, gerentes, encarregados de departamento Administrativo-Financeiro, Contas a Pagar ou Contas a Receber, empresários, administradores, contadores, investidores, diretores de empresas, estudantes e demais interessados.

Professor

Marcos Aurélio Custódio
Doutorando em Administração pela Universidade Positivo, mestre em Ciências Contábeis pela Furb, especialista em Gerência da Qualidade nos Serviços Contábeis pela Univille e bacharel em Ciências Contábeis também pela Univille. Conselheiro e membro-coordenador da comissão de coordenadores e professores de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e é diretor da regional Curitiba da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Possui artigos publicados em congressos e revistas e é coautor do livro “Plano de Negócios Internacionais em 9 lições”, publicado pela Editora Positivo. Consultor e professor de Graduação e Pós-Graduação.