Intensivo de Controladoria e Finanças

Desenvolvendo a atuação competente no planejamento econômico, financeiro e contábil de empresas

As organizações empresariais buscam profissionais que compreendam e influenciem as questões relativas às áreas financeira e de controladoria, e que contribuam para uma tomada de decisão adequada às suas necessidades. Para isso, é preciso que o profissional tenha desenvolvido uma visão sistêmica da complexidade empresarial para uma avaliação de resultados e riscos, além de dominar ferramentas da área administrativa, financeira e contábil.

Nesse sentido, o curso Intensivo de Controladoria e Finanças propõe a formação de um profissional que reúna as competências para gerir o processo de levantamento, mensuração e análise dos dados, permitindo a ele interpretá-los e transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão. O curso fornece ao aluno uma sólida fundamentação em Gestão Financeira e Controladoria, aplicada a diferentes perfis e portes de organizações, com base em uma visão sistêmica da empresa e de seu ambiente de negócio.

Controladoria
Conceitos, funções e atribuições
Processo de planejamento
Estrutura do ativo
Investimentos de capital
Orçamento
Controle
Sistema de controles internos
Modelo Coso
Ciclos operacionais de controles
Organização do controle
Sistema de informações
Evolução dos sistemas de informação
Considerações básicas
Ciclos e processos
Mapeamento de processo
Custos e preço
Métodos de custeio e sistemas de acumulação de custos
Análise custo x volume x lucro
Preço
Decisões de curto prazo
Análise das demonstrações contábeis
Análise horizontal e vertical
Análise de liquidez, endividamento, rotatividade e rentabilidade
Ciclo operacional e financeiro
Alavancagem financeira

Bacharéis em Ciências Contábeis e profissionais que atuem nas áreas de Gestão Contábil.

Luciana Klein
Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná e professora na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência profissional em Contabilidade e Controladoria. Atualmente, desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, com ênfase em Contabilidade e Controle Gerencial.