Gestão do Agronegócio

UP

Quero me inscrever

Modalidade>
Tipo de curso>
Curso>
*

UP
  • Quando e onde?

    De 8 a 10 de junho, das 9h às 18h.

    Universidade Positivo – unidade Praça Osório.

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Carga horária

    24 horas

Oportunidade de negócios, marketing e logística empresarial

Nas últimas décadas, o agronegócio vem evoluindo de maneira sistemática, diversificando suas modalidades de negócios e ficando cada vez mais complexo, acompanhando as mudanças econômicas e os hábitos da sociedade. No atual contexto mundial, é cada vez mais importante compreender essa cadeia desde a gestão dos processos até os elementos envolvidos na produção. 

Esse curso tem o objetivo de habilitar o participante do curso para o uso de modernas ferramentas de gestão voltadas para o planejamento, organização e direção de agronegócios, bem como propiciar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras que facilitem a tomada de decisões. 

Temas abordados

Análise de viabilidade financeira de oportunidades de negócios para tomada de decisão
Estudos fundamentais da gestão financeira
Análise das demonstrações financeiras
Decisões de financiamentos e custo de capital
Análise dinâmica de capital de giro
Metodologia de avaliação de empresas
Planejamento financeiro
Métodos para identificar oportunidades
Gestão de novas tecnologias e o processo de adoção das inovações pelos clientes
Maneiras para identificação das necessidades do mercado

Gestão estratégica de custos
Fundamentos da gestão de custos
Métodos de custeio
Direcionadores de custos
Sistemas de gerenciamento de custos
Análise estratégica de custos para tomada de decisão
Impacto dos custos de produção
Métodos de formação de preços com base nos custos

Posicionamento estratégico e marketing do agronegócio
Estudo dos conceitos chave
Tipos de mercados e estratégias de posicionamento
Concorrência e marketing competitivo
Programas de marketing, planejamento, implementação e controle
Marketing de relacionamento
Gestão de sistemas de inteligência de marketing
Comportamento do consumidor
Mercados de produtos e “commodities”

Gestão estratégica da cadeia produtiva do agronegócio
Considerações gerais das cadeias produtivas
Contexto atual e perspectiva para o mercado
Principais gargalos encontrados na cadeia produtiva
Planos estratégicos e modelos para otimizar a produção
Técnicas de comercialização para a cadeia produtiva
Qualidade de produção

Logística empresarial no agronegócio
Conceitos iniciais sobre logística, caracterização dos principais componentes da cadeia logística, relevâncias e tendências
Produto logístico: caracterização e ciclo de vida
Suprimento, armazenagem e movimentação de materiais
Sistemas de transportes e administração de tráfego
Manuseio e acondicionamento de produto
Sistemas de informações logísticas
Entrada e processamento de pedidos, atendimento ao cliente e nível de serviço logístico
Principais problemas de transporte e logística em complexos agroindustriais
Logística internacional e avanços tecnológicos

Público

Profissionais que ocupam ou pretendem ocupar cargos na gestão de agronegócios ou que prestam serviços para esse setor.

Professores

Alexandre Willerding
Bacharel em Administração de Empresas pela UFPR (1997), especialista em Gestão de Logística pela FGV, Eom extensão na Manchester Business School (2000) e Beer Sommelier pela Associação Internacional de Sommeliers (2011). Trabalhou em grandes empresas como a ABInBev (1997) e Coca-Cola (1998), principalmente na logística de distribuição. Na área de Logística Internacional, trabalhou como gerente de logística na Rocha Operadores Portuários (2000), uma empresa que, entre outros serviços, era o agente do armador Hamburg Süd. Desde 2002, é professor universitário para cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração, Logística, Negócios Internacionais e Marketing. Em 2004, abriu em Curitiba a distribuidora exclusiva da cerveja artesanal Eisenbahn. Cinco anos mais tarde (2009), lançou a sua própria marca de cerveja artesanal.

Antônio Ronaldo Madeira de Carvalho
Formado em Ciências Contábeis em 2001, pós-graduado em Auditoria e Consultoria pela PUC-Campinas e em Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preço pela PUCPR e mestre em Administração de Empresas pela Furb. Atuou por mais de dez anos como financista em multinacionais do setor têxtil e mineração, bem como em intuições financeiras nacionais e internacionais. Desde 2008, é gerente da empresa RMC Consultoria, atuando na elaboração de projetos relacionados a planejamento financeiro, orçamentário e viabilidade econômico-financeira. Desde 2009, é professor universitário. Atualmente, é professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Autor do Livro “Contabilidade Gerencial”, pela Editora Posigraf (2013).

A Universidade Positivo se reserva ao direito de alterar os calendários dos módulos, bem como os palestrantes apresentados, sem prévio aviso. Serão respeitadas as respectivas cargas horárias e conteúdos previstos.