Gestão de Pessoas

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Esse curso possibilita ao participante, além do conhecimento e aplicação da Legislação Trabalhista, a fundamentação para condução de processos de recrutamento e seleção, elaboração de programas de treinamento e capacitação adequados às necessidades das organizações, desenvolvimento e implantação de avaliação de desempenho.

Temas abordados

Contextualização da gestão de pessoas
As novas relações de trabalho
Gestão flexibilizada de pessoas e o direito do trabalho
Comunicação interna da empresa frente às normas jurídicas, CLT e jurisprudências o relacionamento com o trabalhador
Disciplina para atingir resultados: comportamento essenciais do líder
Concentração de estratégias pessoas e resultados
A gestão estratégica e o RH
Novos paradigmas organizacionais

Enfoque jurídico da contratação
Estabelecimento das regras contratuais
Discriminações
Estabilidades
Relacionamento da empresa com trabalhadores empregados e terceirizados
Salário e remuneração
Enfoque jurídico do desligamento de empregados
Tipos de penalidades: advertência, suspensão e rescisão por justa causa
Princípios para aplicação de penalidades
Efeitos das penalidades

Meio ambiente, segurança e saúde do trabalho
Meio ambiente do trabalho
Qualidade de vida no trabalho: desafios do RH
Proatividade e produtividade
Assédio moral e assédio sexual
Bullying
Síndrome de Burnout
Cultura organizacional
Aprendizado organizacional, autodesenvolvimento e o papel do gestor de pessoas na implementação das estratégias
Educação corporativa
Universidades corporativas
Treinamento e desenvolvimento
Programas trainees

Conduta do gestor em casos específicos
Zona de conforto
Integrando o RH e a internet
Criação de convênios, clubes, facilidades para o trabalhador como parte da remuneração estratégica: benefícios e malefícios
Conduta com relação a atestados de saúde
Solicitação de CID em atestados
Afastamentos por doença e acidente do trabalho
Falecimento
Prisão do empregado
Terceirizados
Outros

Gestão de pessoas
Definição e objetivo
Processo evolutivo da gestão de pessoas
Novo papel do gestor de pessoas
Novas perspectivas

Movimentação de pessoas
Processo de aplicação
Descrição e análise de cargos
Desenho do perfil

Processo de provisão
O mercado de trabalho: oferta e procura
Atração e captação de pessoas
Recrutamento: conceito, finalidade, etapas e planejamento
Formas de recrutamento: interno, externo e misto
Divulgação de vagas: anúncios para recrutamento, formas, canais e veículos
Seleção de pessoal: conceito, finalidade e etapas
Técnicas de seleção: entrevista (estruturada, semiestruturada e mista), testes de conhecimentos, testes psicométricos e provas situacionais

Desenvolvimento de pessoas
Treinamento e capacitação
Histórico: visão tradicional x atual
Diagnóstico: levantamento de necessidades (métodos, fontes e etapas)
Desenho do programa: tipos de habilidades a serem treinadas, tecnologia, métodos e estratégias instrucionais
Implementação
Avaliação e acompanhamento: avaliação de reações, avaliação de   aprendizagem, avaliação do comportamento no cargo e avaliação de resultados

Avaliação de pessoas
Indicadores de desempenho e competências
Conceito
Finalidade
Precauções
Alternativas para a avaliação de desempenho: auto avaliação, gerente, equipe, avaliação 360 graus, avaliação para cima, comissão e área de RH

Sistemas de avaliação e acompanhamento de desempenho e competências
Métodos tradicionais: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, método dos incidentes críticos, listas de verificação
Prós e contras
Métodos modernos: Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)
Prós e contras

Público

Gerentes, chefes e supervisores de RH, profissionais de Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, psicólogos, auditores, líderes e profissionais interessados na área.

Professoras

Rosemary Christina Pila Téles
Advogada, assessora empresarial e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência na área trabalhista e previdenciária. Instrutora de cursos, palestras, seminários e mesas redondas para empresas públicas e privadas, ONGs e órgãos de classe no Paraná, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Professora universitária (1994-1998 – UEL). Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil e autora de artigos jurídicos.

Daniele Cristine Nickel
Consultora organizacional e psicóloga. Coordenadora do curso de Psicologia e professora da FAE Centro Universitário. Especialista em Psicologia Organizacional, mestre em Administração de empresas pela UFPR e doutora em Gestão de Negócios pela UFSC. Coautora do livro “Pessoas e Gestão – uma parceria sustentável”.