Formação de Gestores Financeiros

UP

Quero me inscrever

Modalidade>
Tipo de curso>
Curso>
*

UP

Desenvolva competências e tenha uma formação profissional prática e atualizada

Considerando a efetiva demanda do mercado por profissionais na área Financeira, torna-se imprescindível o conhecimento prático em gestão financeira.

O Curso Aberto de Aplicação Profissional Formação de Gestores Financeiros qualifica os participantes em nível operacional e de gerência, possibilitando a aquisição de um referencial prático na área de gestão financeira, capacitando os profissionais para atuar de forma eficiente na tomada de decisões nas organizações e desenvolvendo competências vinculadas à área de gestão financeira. 

O objetivo do curso é formar profissionais para atuar nos processos de orientação financeira, interpretando e utilizando métodos, estudos de viabilidade e otimização de investimentos. O curso ainda visa a aperfeiçoar práticas analíticas de uma organização financeira.

É necessário que os participantes tenham conhecimento prévio básico em Excel, contabilidade e HP 12C.

Temas abordados

Planejamento, controle financeiro e estratégico
Finanças para o executivo
Responsabilidades do executivo
Planejamento, controle, orçamento matricial e fluxo de caixa projetado
Planejamento financeiro e estratégico

Demonstrativos financeiros, risco de crédito, relatórios e modelos
O papel do administrador financeiro
Objetivo da empresa
Demonstrações financeiras: BP, DRE, DFC e DMPL
Demonstração de fluxo de caixa
Análise econômico-financeira
Alavancagem
Administração do capital de giro (ciclo operacional financeiro)
Análise das demonstrações consolidadas
Relatório da administração
Elaboração dos relatórios financeiros para investidores e instituições de crédito e os modelos de classificação de risco de crédito “credit scoring” para pessoas físicas e jurídicas de risco de crédito
Credit scoring

Técnicas para análise de viabilidade de projetos de investimentos
Custo de capital e Taxa Mínima de Atratividade (TMA): custo de capital de terceiros, custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital – WACC (Weighted Avarage Cost of Capital)
Identificar o investimento inicial do projeto: como apurar o investimento inicial do projeto – os ativos fixos, os gastos pré-operacionais e o capital de giro (ciclo financeiro operacional)
Fluxo de caixa para orçamento de capital: os efeitos da depreciação e do imposto de renda nas análises, como tratar os custos recuperáveis e o custo de oportunidade, como tratar os custos de financiamentos e amortização de empréstimos
Instrumentos de orçamento de capital: payback descontado; Valor Presente Líquido (VPL); Taxa interna de Retorno (TIR) e índice de lucratividade

Operações financeiras e bancárias
Matemática financeira
Produtos bancários: desconto de duplicata, hot money, export note
Produtos e operações ligados ao mercado futuro, termo, swap, hedge
Conhecendo o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e análise da estrutura sobre concessão de crédito para empresas

Planejamento financeiro: análise e projeções do fluxo
Criando um cenário de influências: que fatores afetam diretamente o caixa das empresas?
Planejamento financeiro: estruturando os objetivos, estratégias, planos, políticas e metas para as finanças da empresa
As estratégias empresariais: definindo os melhores caminhos para alcançar os objetivos
Os ciclos da empresa: da compra de matéria-prima ao recebimento dos valores da venda
O capital de giro: avaliando o equilíbrio financeiro da empresa
O fluxo de caixa: a visão futura das finanças da empresa
Parte prática: estruturando e gerenciando o planejamento financeiro, o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa a partir de simulações sem planilha Excel
Anexo: conceitos principais
Revendo conceitos financeiros e contábeis importantes
As análises através de índices: os principais indicadores da saúde da empresa

Administração de custos
Gestão de custos e formação de preço de venda
Custeio por absorção
Custeio direito
Análise de custos, volume e lucro
Custeio ABC (Activity Based Costing)
Custeio meta
Custo na cadeia de valor
Custos no ciclo de vida do produto

Orçamento e planejamento com modelos práticos
Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados
Orçamento como instrumento de controle
Vantagens e limitações do orçamento
Relatório de desempenho para controle administrativo
Implantação do sistema orçamentário
Novos princípios
Planejamentos estratégico, tático e operacional (orçamento)
Ferramentas de gestão (BSC, PDCA, SDCA e governança corporativa)
Beyond budget (gestão sem orçamento)
O orçamento empresarial e o planejamento financeiro
Como seu orçamento se transforma em dinheiro
O que incluir no orçamento e planejamento
Modelos para elaboração de orçamentos nas empresas: flexível, participativo, ditatorial e vertical
Orçamentos: orçamento de venda, orçamento das despesas, orçamento de custeio e produção, orçamento do imobilizado orçamento de investimento

Administrando a carga tributária na gestão financeira
Sistema tributário nacional
O porquê de pagarmos tributos
Princípios constitucionais
Estrutura legislativa nacional

Tributos
Definição e espécies
Influência da classificação dos tributos na rotina tributária

Principais impostos
Imposto de Renda
Lucros real, presumido e arbitrado
IPI
Não cumulatividade e sistemática de cálculo
ICMS
Diferencial de alíquotas
Lógica da estrutura
Substituição tributária
Incentivos fiscais e guerra fiscal
ISS
Metodologia de cálculo e local de recolhimento
Riscos do planejamento mal feito

Principais contribuições
CSLL
Contribuição ao INSS
PIS e Cofins
Cumulativa e não-cumulativa
Posicionamento jurisprudencial administrativo e judicial
Contribuição previdenciária sobre a receita bruta
Cide

Noções de planejamento tributário

Obrigações acessórias tributárias
Implicações

Público

O curso é destinado a profissionais que pretendem atuar ou já atuam na área financeira, gerentes, encarregados de departamento Administrativo-Financeiro, Contas a Pagar, Contas a Receber, empresários, administradores, contadores, investidores, diretores de empresas, estudantes e demais interessados.

Professores

Antonio Ronaldo Madeira de Carvalho
Formado em Ciências Contábeis em 2001, pós-graduado em Auditoria e Consultoria pela PUC-Campinas e em Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preço pela PUCPR e mestre em Administração de Empresas pela Furb. Atuou por mais de dez anos como financista em multinacionais do setor têxtil e mineração, bem como em intuições financeiras nacionais e internacionais. Desde 2008, é gerente da empresa RMC Consultoria, atuando na elaboração de projetos relacionados a planejamento financeiro, orçamentário e viabilidade econômico-financeira. Desde 2009, é professor universitário. Atualmente, é professor nos cursos de Graduação da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo e nos cursos de Pós-Graduação da FGV. Autor do livro “Contabilidade Gerencial”, pela Editora Posigraf (2013).

Cleverson Luiz Pereira
Bacharel em Análise de Sistemas pela PUCPR e especialista em Gestão Empresarial. Professor universitário da Faculdade Internacional de Curitiba.

Manoel Vieira
Advogado e consultor jurídico. Especialista nas áreas Tributária e Societária. Consultor com experiência de mais de 25 anos nos tributos de IR, contribuição social, PIS, Pasep e Cofins.

Lauro Brito de Almeida
Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial de Itapeva-SP. Graduado em Economia pela Faculdade de Economia São Luís-SP, com Doutorado e Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Atualmente, é pós-doutorando no PPG Controladoria e Contabilidade EAC/FEA. Possui experiência profissional em empresas de pequeno, médio de grandes portes na área de Custos, Orçamento e Planejamento. Sua experiência profissional foi adquirida em empresas dos seguintes ramos de atividades: escritório de prestação de serviços contábeis, construtoras, distribuidora de produtos químicos e limpeza, indústria química, indústria de fibrocimento, indústria de tecido, crédito imobiliário e mineradora. Por mais de 20 anos, trabalhou em empresas ligadas ao grupo Cie de Saint Gobain (Brasilit SA e Sama – SA Mineração de Amianto), nas quais, inicialmente, foi analista de custos e orçamentos, chefe departamento de contabilidade e controlador de gestão. Atualmente, é professor de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu em uma Ifes, responsável pelas disciplinas de Contabilidade Gerencial, Contabilidade Instrumental de Custos, Orçamento Empresarial e Plano de Negócios.

Rodrigo Camloffski
Mestre em Administração Estratégica pela PUCPR, especialista em Finanças pela FAE-PR, especialista em Gestão e Liderança pela Estação Business School e bacharel em Administração – Habilitação em Comércio Exterior pela UFPR. Atualmente, é administrador e analista econômico-financeiro na Copel, professor da disciplina de Finanças Corporativas e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso no curso de Comércio Exterior da Universidade Positivo. Possui experiência de atuação no setor elétrico, na área de regulação de mercado e tarifas, principalmente com relação aos temas custo de capital, produtividade e custos operacionais. Possui vivência em gestão financeira, dimensionamento de recursos, implantação, controle e análise de indicadores, orçamento de caixa, gestão de projetos, negociação judicial e extrajudicial. Na área acadêmica, há 12 anos é professor de disciplinas da área financeira em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Autor do livro “Análise de Investimentos e Viabilidade Financeira das Empresas”.

Marcos Aurélio Custódio
Doutorando em Administração pela Universidade Positivo. Mestre em Ciências Contábeis pela Furb, especialista em Gerência da Qualidade nos Serviços Contábeis pela Univille e bacharel em Ciências Contábeis também pela Univille. É conselheiro e membro-coordenador da comissão de coordenadores e professores de Ciências Contábeis do CRCPR e é diretor da regional Curitiba da Anefac. Possui artigos publicados em congressos e revistas e é coautor do livro “Plano de Negócios Internacionais em 9 lições”, publicado pela Editora Positivo. É consultor e professor de Graduação e Pós-Graduação.