Curso Prático de Perícias em Insalubridade e Periculosidade

Conheça a legislação de saúde e segurança do trabalho em ambiente industrial

O curso tem o objetivo de fornecer conhecimentos sobre riscos no trabalho, interpretação legal e passiva ocupacional e trabalhista do pagamento dos referidos adicionais e repercussões tributárias. Os alunos ainda aprenderão a interpretar avaliações qualitativas e quantitativas dos riscos com direcionamento de como elaborar laudos, pareceres e quesitos.

Conceitos de insalubridade
Legislação atual aplicável
Agentes físicos, químicos e biológicos passíveis de gerar insalubridade
Ruído – contínuo, intermitente e de impacto
Calor - cálculo do índice IBUTG de exposição, com classificação da atividade e taxa de metabolismo
Iluminação como fator ergonômico de conforto no trabalho
Radiações ionizantes e não ionizantes
Vibrações, frio e umidade
Agentes biológicos

Profissionais que atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalho, tais como médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de segurança do trabalho, advogados, profissionais de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal e acadêmicos, entre outros.

Geraldo Celso Rocha
Médico pela UFPR. Médico do trabalho e audiologista, perito previdenciário, perito em medicina de tráfego, perito trabalhista, perito em ISO 9000, alergologia, mestre e doutorando em Engenharia de Produção – Ergonomia. Atualmente, exerce as seguintes funções: diretor presidente da Arauclin Clínica de Saúde Ocupacional, perito cível da Vara de Família e Menores, perito criminal, atuando nas varas de Araucária e Curitiba e presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem –Seccional Araucária. É professor convidado de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Produção – Ergonomia da UFSC, UFPR e Unipar, além de professor convidado da Escola de Administração Judiciária e comissário de vigilância do Juizado da Infância e Juventude.